Sem esta Habilidade, Você não vai Longe
Em 2012, o escritor e orador norte americano Jeff Haden entrevistou mais de 20 empresários e CEOs para escrever uma publicação. A todos eles, fez apenas uma pergunta: qual era a habilidade que, segundo eles, mais havia contribuído para o sucesso.
Adivinhe o que todos responderam?
Habilidade em vendas. Todos eles acreditavam ser impossível prosperar sem saber vender.
Mas, por que vendas? Se, por exemplo, eu sou funcionário de alguma empresa e a minha função não envolve vender, por que deveria aprender vendas?
Respondo com outra pergunta: se você acredita que a empresa em que você trabalha deveria investir dinheiro e horas de trabalho para implementar um novo processo na linha de produção que certamente terá um payback em menos de um ano, como você vai convencer os seus superiores a abraçarem a causa? Se você for o dono da empresa, como você vai convencer os investidores?
Ainda mais dramático: se você nunca apresentar nada, como vai crescer na empresa se não tiver uma rede de contatos fortíssima? Ou então, como vai desenvolver uma rede de contatos fortíssima se não for uma pessoa comunicativa/persuasiva?
Entende? Uma coisa está atrelada à outra no caminho ao sucesso. Eu poderia explorar esse ciclo cada vez mais a fundo que nunca chegaria no final.
Habilidade em vendas é, primordialmente, habilidade em comunicação. Essa, por sua vez, é a “galinha dos ovos de ouro”. Se você ainda não está convencido, vá em frente… tente encontrar alguém bem-sucedido que não se comunica com facilidade.
Quer ainda mais motivos para aprender a vender? Aqui vão mais alguns:
- Você aprenderá a negociar: mesmo que você trabalhe como operador especialista em robôs industriais de alta precisão em uma fábrica de peças automotivas e, o seu único momento de interação humana no mês inteiro é no 5º dia útil, no momento de pegar sua folha de pagamento com o chefe, você ainda terá que saber negociar com ele toda vez que quiser pedir um aumento com boas chances de sucesso.
- Você aprenderá a ter disciplina: se você trabalha em uma empresa num cargo que não envolve vendas, sua renda no final do mês ficará inalterada mesmo que você enrole um pouco e produza menos que o normal nos dias que você não está se sentindo bem. Se você trabalha em um cargo comissionado, sua produtividade tem influência direta na sua renda. Se você for autônomo ou empresário, essa influência é ainda maior. Portanto, quem está numa posição ligada com vendas, forçadamente desenvolve disciplina.
- Você ganhará confiança: trabalhando com vendas, a sua timidez sumirá no primeiro mês. Você aprenderá a não hesitar e também a se manter calmo e composto para fazer a coisa certa em situações de pressão onde os outros estão surtando.
Resumindo, aprender a ser um “vendedor” é benéfico para qualquer carreira. Você desenvolve um leque de habilidades indispensáveis para subir os degraus do sucesso de qualquer profissão em qualquer segmento.
Fazendo uma analogia: se o preparador físico que eu confio me dissesse que eu tenho que comer mais proteínas e fazer exercícios curtos de alta intensidade para alcançar o corpo definido que eu tanto quero, eu pensaria duas vezes antes de ignorar o conselho dele.
Se praticamente todos os empresários e líderes bem sucedidos me dizem que a comunicação é um pré requisito para o sucesso que eu tanto quero, pensaria duas vezes antes de ignorar o conselho deles.