Qual o Papel do Líder Dentro das Organizações?
Veja 9 funções que o líder deve desempenhar dentro das organizações e como praticá-las é importante para atingir os objetivos de um negócio. Por Alexandre Candido (Coalize).
O líder é uma peça fundamental para o desenvolvimento de uma organização, ele é o responsável por desenhar o caminho mais propício para atingir um objetivo e garantir que todos caminhem na mesma direção para alcançá-lo.
O profissional que ocupa a posição de liderança em uma empresa deve compreender seu papel e, diariamente, agir como tal. Assim, o líder é aquele que motiva sua equipe por seus atos e personalidade e não por seu cargo que, historicamente, denomina autoridade.
Por isso, veja abaixo, qual é o papel do líder nas organizações modernas e como uma liderança bem desempenhada pode levar o seu negócio ao próximo nível.
1 – Estabelecer metas claras para a organização
Um profissional, na posição de liderança, deve saber onde quer chegar, dessa forma, poderá trabalhar de acordo para alcançar o que deseja.
Lewis Carroll escreveu em Alice no País das Maravilhas que “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Essa citação cai como uma luva a uma organização que não estabelece metas claras e objetivos de curto, médio e longo prazo bem traçados.
Por isso, é papel do líder saber para onde ir, assim poderá trabalhar e desenvolver seu capital humano para chegar até lá.
2 – Planejar e organizar o trabalho da equipe
Com as metas estabelecidas, é possível visualizar o cenário ideal para alcançar o objetivo, podendo planejar, organizar e dividir o trabalho da equipe.
Além disso, é função do líder dividir as tarefas de acordo com as habilidades e capacidades de cada membro – alcançando, portanto, o resultado esperado com mais exatidão e agilidade.
Dentro do planejar e organizar o trabalho de sua equipe, é função do líder estar ciente do profissionalismo e comprometimento de seus colaboradores com os objetivos da empresa. Para isso, o ponto eletrônico pode ser uma solução estratégica.
3 – Motivar seus colaboradores
Um líder dentro de uma organização deve ser alguém inspirador, um profissional que desperta em seus colaboradores o melhor, tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
Deve ser aquele que motiva por meio da comunicação e bom exemplo, mas, também, através da gestão de desempenho dos funcionários, ou seja, por meio do engajamento de seus colaboradores, estabelecendo metas e recompensas para o trabalho desempenhado.
4 – Ser um exemplo dentro da empresa
O líder deve ser um modelo para os seus colaboradores, por isso, para que a equipe trabalhe da maneira como a liderança gostaria, será preciso que o profissional seja o exemplo desse trabalho bem executado.
Além disso, o líder pode ser um exemplo de crescimento profissional para os seus funcionários e despertar neles uma postura de liderança e proatividade em suas atividades.
5 – Participar do dia a dia da organização
O líder deve ser visto e acessível, somente assim poderá gerar a confiança necessária e atingir os pontos citados anteriormente. Desta forma, deve estar presente no dia a dia da organização, sendo útil e participativo.
Inclusive, fazer parte do onboarding do funcionário – entrada, integração e saída do colaborador – visto que sua presença, neste processo, demonstra a importância de cada funcionário para o desenvolvimento do negócio.
6 – Tomar decisões racionais
O líder é aquele que deve tomar as decisões mais racionais, em nome do bem-estar do negócio. É aqui que deve demonstrar sua autoridade e poder de decisão.
Por essa razão, as decisões de um líder devem ser baseadas em dados, pois é a partir deles que informações são cruzadas e a tomada de decisão torna-se justa e racional.
Portanto, o líder deve trabalhar com os melhores softwares e ferramentas, a fim de ter acesso a algoritmos confiáveis e, a partir de sua análise, decidir o que é melhor para a empresa.
7 – Buscar soluções e novas alternativas
O profissional na posição de liderança deve ser um sujeito inovador, que – considerando a realidade da empresa – busca por soluções e alternativas adequadas para cada desafio que a organização enfrente.
É a figura do líder, por exemplo, que deve convocar a equipe a realizar um brainstorming, com o objetivo de encontrar a melhor alternativa para resolver as adversidades da empresa.
8 – Dar feedbacks constantes à equipe
Os feedbacks devem fazer parte da rotina, pois ajudam a solucionar pequenas questões, evitando o desencadeamento de problemas reais dentro do organismo da empresa.
Os feedbacks demonstram que o líder está atento a tudo o que acontece na organização, inclusive, aos pontos positivos, como o desempenho adequado de seus colaboradores.
9 – Ouvir e comunicar
Os feedbacks apenas possam ser dados se o líder tiver as capacidades de ouvir e comunicar apuradas, por esse motivo, deve ser um bom ouvinte e um comunicador articulado. A comunicação deve ser clara, objetiva, firme e encorajadora – sempre que necessário.
O papel desse profissional dentro das organizações compreende muitas funções e quem consegue cumprí-las adequadamente merece, por essa razão, destaque e incentivo, afinal é o líder do seu negócio que fará sua empresa despontar, visto que é ele quem engaja e mantém seus colaboradores em busca dos objetivos da organização.