Como Ter um Super Carisma
Carisma não é um termo fácil de definir, mas é extremamente fácil notar uma pessoa carismática. São indivíduos que têm uma presença marcante e conseguem ganhar facilmente a atenção, confiança e admiração dos demais. E a boa notícia é que, embora a habilidade para atrair atenção e ser interessante em alguns casos seja natural, ela pode perfeitamente ser desenvolvida e aprimorada. Basta observar o próprio comportamento e adotar certas atitudes nos relacionamentos interpessoais.
Inclusive, ter mais carisma é altamente desejável no mundo dos negócios, afinal, as pessoas seguem ideias, apoiam decisões e compram das pessoas de quem elas gostam. Quer saber como ter um super carisma? Acompanhe nosso artigo.
Carisma: 5 dicas para atrair atenção dos demais e ser interessante
A forma de se expressar e a maneira de tratar os demais são dois pontos fundamentais na hora de desenvolver o próprio carisma. Lembrando que aumentar o carisma não é uma questão de mudar a própria personalidade, e sim modificar a forma como os demais lhe enxergam, através de ajustes na comunicação externa. Confira algumas dicas para ter um super carisma:
1. Seja presente.
Ser presente significa focar sua atenção no outro, verdadeiramente, durante uma conversa. Parece algo óbvio e simples, mas nem sempre é o que ocorre. Algumas pessoas acham que ter carisma é parecer maravilhoso aos olhos dos demais. Mas na verdade, o grande segredo para ser interessante é fazer com que as pessoas se sintam bem perto de você.
Isso passa por ouvir com atenção o que o outro diz, procurar entender e emitir sinais que demonstrem seu interesse na conversa (concordar através de gestos, por exemplo) enquanto ele fala, é uma excelente forma de praticar uma verdadeira escuta ativa. Não ficar o tempo todo formulando respostas para eventuais perguntas do outro, por exemplo.
2. Esteja confortável
Para ser interessante, você precisa demonstrar que se sente bem em sua própria pele. Isso tornará mais fácil expressar suas convicções e persuadir os demais. Vestir roupas que lhe façam sentir bem e falar sobre assuntos que você domina pode lhe ajudar a estar confortável na situação.
Porém, é fundamental saber lidar com situações onde você não domina o tema da conversa. Neste caso, em vez de adotar uma postura defensiva, use o poder da curiosidade a seu favor. Demonstre que você é uma pessoa aberta e interessada em aprender coisas novas. Essa é uma característica das pessoas carismáticas: elas reagem com interesse e curiosidade a assuntos desconhecidos.
Também fique atento à sua linguagem corporal; evite ficar encolhido demais, ou arcado, ou com a mão no pescoço, falando baixo e em mono tom. Posicione-se de uma maneira relaxada e confortável. No meu treinamento oficial sobre persuasão falo a fundo sobre esse tema.
3. Se expresse corporalmente.
As pessoas gostam de estar em torno de indivíduos que se expressam através de gestos e expressões faciais. Começando pelo sorriso. Se você quer ser interessante, atrair atenção, enfim, aumentar seu carisma, sorria. E use gestos para enfatizar o que você fala, sempre com naturalidade e apropriados para o momento. Não se trata de agir como um animador de festa infantil ou palhaço, obviamente.
Sorrir mais e aprender a gesticular naturalmente enquanto fala lhe ajuda a ficar mais confortável (dica anterior) e faz você se sentir mais livre.
4. Pratique o contato visual.
Essa é outra ferramenta para ter mais carisma a ser aplicada na comunicação, olhar no olho do outro. O contato visual adequado serve para expressar que você está escutando, que você se importa, emfim, que você aceita o outro como indivíduo. Em contrapartida, olhar para baixo ou mudar constantemente a direção do olhar durante uma conversa deixa a entender que você não está presente (lembre-se da dica número um).
A duração do contato visual precisa ser avaliada com cautela, pois em excesso pode deixar a outra pessoa constrangida. Olivia Fox Cabane, especialista em comportamento e autora do livro “The Charisma Myth”, ensina uma técnica simples para isso em uma palestra sobre como desenvolver o carisma. O truque é tentar identificar a cor do olho do seu interlocutor. Olivia aconselha a tentar perceber a cor dos olhos de cada pessoa com quem se fala e fazer disso um hábito, para atrair atenção e ter mais carisma.
5. Domine a arte da conversa.
Pessoas carismáticas sabem conversar. Elas sabem como iniciar uma conversa, como conduzi-la e fazer com que os demais participantes se sintam à vontade. Portanto, você precisa saber conversar para ter um super carisma. No meu treinamento oficial trago algumas técnicas ótimas para isso.
Se você tem dificuldades para iniciar uma conversa, comece analisando a si mesmo e seja criativo. Pense sobre o que você gostaria ou não de falar. Se algo faria com que você ficasse desconfortável, provavelmente ocorrerá o mesmo com as outras pessoas. Um conselho muito útil na hora de conversar, que todas as pessoas carismáticas seguem (ainda que de forma intuitiva) é: seja agradável, em vez de tentar parecer brilhante! E evite ao máximo os silêncios constrangedores.
Novamente, o carisma é algo que pode ser desenvolvido através da auto-observação e adotando as práticas comportamentais descritas anteriormente. Não deixe de colocar em prática essas dicas para atrair atenção e ser interessante, pois isso lhe abrirá portas em sua vida pessoal e profissional.
Sem dúvida, ter um super carisma será muito útil na hora de vender seus produtos, ideias, vender sua marca ou simplesmente atrair as pessoas que você deseja ter perto de si, então, aproveite!
4 Comments