Como Ser Sincero Sem Ofender: Feedback Sanduíche

A gestão de pessoas dos tempos atuais está focada no crescimento de cada colaborador através da influência positiva da liderança.

Saber ouvir e saber falar são premissas do verdadeiro feedback, onde se considera o diálogo entre duas ou mais pessoas mais importante do que qualquer nível de hierarquia.

Além disso, honestidade, linguagem adequada, ambiente e naturalmente o roteiro serão ferramentas essenciais para você direcionar e extrair o melhor da conversa, para você (empresa) e para o interlocutor envolvido (colaborador).

Neste contexto, a técnica do feedback sanduíche ajuda a organizar a sequência do diálogo, manter o foco, elevando os pontos essenciais da ocasião, como: elogiar, corrigir, redirecionar e naturalmente manter o ouvinte atento.

Afinal, como já dizia Paulo Freire:

“ O diálogo cria base para colaboração”

Existem duas maneiras de dar feedback à colaboradores: processos formais e impessoais ou processos informais com abordagem mais pessoal.

Seja qual for a abordagem escolhida, o uso de técnicas que buscam o meio termo entre a chamada de atenção e a valorização do profissional é sempre a melhor alternativa.

Feedback: primeiro, avalie se você lembra o que é e qual o propósito

Se você vai dar um feedback à um colaborador, à um time ou equipe da sua empresa (especialmente se for algo negativo), pare e relembre o que você entende por feedback.

Antes de sair chamando a atenção é preciso entender como estão as coisas, principalmente:

  • O ambiente;
  • O trabalho e a interação entre as pessoas;
  • Ter dados sobre o desempenho do profissional e analisar o que pode estar influenciando positivamente ou negativamente;

Feedback: só vale a pena se entrega oportunidade de melhorias

Portanto, um feedback nunca pode ser feito com o único intuito de expor o outro e deve ir além das constatações acusativas.

Técnica do Feedback Sanduíche

O feedback sanduíche é uma técnica utilizada para amenizar a situação, na qual é preciso dar um feedback negativo sobre algum aspecto comportamental ou profissional.

Pode até parecer fácil, mas infelizmente as complexas relações humanas supervalorizam sutilidades. Por isso, as emoções, sentimentos e opiniões também devem ser levados em consideração quando se deseja promover um diálogo construtivo.

Embora a maioria das pessoas diga abertamente que sabe receber críticas construtivas, na prática não é exatamente isso que observamos.

As pessoas tendem a reagir defensivamente quando seu trabalho é criticado ou precisa de ajustes…

Para evitar atritos desgastantes nesses momentos críticos, a técnica do feedback sanduíche é extremamente bem-vinda. Ela é baseada em três partes:

  • A preparação elogiar ou fazer comentários positivos;
  • A crítica – dar o feedback negativo focando em criticar as ações, não a pessoa em si;
  • Encorajamento – reforçar aspectos positivos da pessoa.

A crítica feita juntamente com comentários positivos é justamente a analogia do sanduíche.

Esta técnica é interessante porque, na grande maioria dos casos, os profissionais entendem, em uma rápida conversa, onde podem melhorar e não precisam de uma longa reunião para isso.

O apontamento do erro acompanhado de uma contextualização e o uso das palavras certas, deixam o profissional que está recebendo o feedback tranquilo e receptivo, principalmente quando isso é precedido e acompanhado por comentários positivos e a valorização do bom trabalho.

A técnica tem sido utilizada há muito tempo e tem trazido excelentes resultados melhorando o relacionamento entre colegas de trabalho e aumentando a satisfação dos profissionais com as empresas, afinal, criticar o trabalho de alguém é sempre algo delicado e deve ser feito corretamente.

Followup: continuação

O processo de melhoria dos profissionais e da organização deve ser ininterrupto e acompanhado constantemente.

Após dar um feedback, estabeleça um certo período para observar a evolução da pessoa e verificar se houve a correção desejada. Em outra palavras, acompanhar se o feedback foi efetivo.

Isso também pode ser feito através de parâmetros simples que o próprio colaborador pode observar e se policiar para cumprir.

Elogio, Crítica, Elogio

A dinâmica simples e eficaz baseada no sanduíche de elogios e recheado com a crítica torna a tarefa desagradável de dar um feedback negativo um momento com menos tensão e muito mais objetividade.

Preservando a assertividade no feedback, você mantém as pessoas certas perto de você e consegue construir o melhor ativo do mundo: uma equipe campeã.