Como se Relacionar Bem com Qualquer Pessoa

Muitos empreendedores buscam a melhora da rentabilidade em seus negócios usando preços agressivos em seus produtos ou serviços, marketing para atrair o público ou, até mesmo, mudando o ponto de venda no caso de lojas físicas.

Mas acredite: esses investimentos só devem vir depois de estabelecer um relacionamento sólido com o público e com os funcionários. Pensando nisso, selecionamos para você algumas formas interessantes para se relacionar bem com qualquer pessoa, independente do seu perfil.

Estas técnicas podem ser muito importantes, pois são uma das principais armas que os pequenos e médios negócios têm para ganhar uma fatia de mercado dos concorrentes maiores que possuem preço melhor e estrutura, porém atendimento robotizado.

Qual a importância de manter bons relacionamentos?

Em todo cenário mercadológico a forma que uma empresa é vista perante a sociedade é um dos motivos que define o sucesso dela. Essa imagem é construída através da forma com que ela se relaciona com o ambiente interno e externo do seu negócio.

Mas o que seria o ambiente interno e o ambiente externo?

O ambiente interno de um negócio é aquilo que acontece “dentro de casa”, ou seja, a forma de organização, as finanças, os funcionários, cultura e todas as demais metodologias. Os americanos apelidam isso de inner game.

Já o ambiente externo é o relacionamento do “portão pra fora”, por exemplo:
• Concorrentes;
• Fornecedores;
• Público-alvo;
• Clientes.

Se você mantém relacionamentos sólidos com esses grupos (dentro e fora de casa), você tem um ativo inestimável em seu negócio e, as chances de lucrar são muito melhores.

Porém, um dos empecilhos que normalmente aparecem é a falta de preparo para atender os mais diversos perfis de público.

Mesmo que um negócio tenha um público-alvo (tenho certeza que você já está calejado de ouvir sobre a importância de se ter um público-alvo), as pessoas que fazem parte desse público têm temperamentos diferentes – e você terá que administrar essas diferenças.

Então, como se relacionar bem com todas as pessoas?

Vejamos alguns jeitos:

1. Ter diálogo: converse com seus clientes para construir o relacionamento, entender quais são os problemas e ultrapassar a barreira do atendimento impessoal. Você não só vai calibrar o seu marketing muito melhor quando souber dos problemas dos seus clientes, mas também irá fidelizar com bastante facilidade;

2. Agradar a todos: não confunda isso com fazer tudo o que os outros querem, mas sim, fazer questão de manter somente os clientes/funcionários bons por perto do seu negócio. Existem alguns clientes tóxicos, SIM. Mantenha distância deles, pois não farão falta e irão destruir a sua confiança em você mesmo e no seu negócio;

3. Ter equilíbrio: ser a mesma pessoa em qualquer circunstância, manter-se estável e equilibrado todos os dias do ano ajuda muito a criar relacionamento. Esse ponto é extremamente importante para gerir sua equipe. Não seja “de lua”;

4. Cativar: esse ponto é opcional, mas fortemente recomendado. Se você conseguir promover ações benefices em paralelo com suas atividades normais, você ganhará/fidelizará todo público que se conecta emocionalmente com o que você fez;

5. Estar próximo: não seja inacessível para seus funcionários, muito menos para seus clientes. Lembre-se que o perfil do vendedor que mais vende é aquele que em poucos minutos de conversa parece ser o seu melhor amigo. Eu ensino como fazer isso no meu treinamento oficial;

6. Ofereça pequenos presentes: quando você presenteia seu cliente ou funcionário com algo pequeno mas inesperado, repito, inesperado, você desencadeia o princípio da reciprocidade – que é um poderoso gatilho de persuasão;

7. Fale a língua da pessoa: não use linguagem rebuscada demais com alguém mais espontâneo. Não use linguagem simples demais ou palavrões com alguém mais formal;

8. Faça perguntas: use perguntas abertas (aquelas que não dá para responder com “sim” ou “não”) e deixe a pessoa falar. Depois pergunte algo relacionado ao que a pessoa lhe disse para mostrar que prestou atenção. Isso faz parte do processo de criar Rapport e faz a pessoa se sentir importante. Lembre-se, quem consegue fazer os outros se sentirem bem quando estão por perto é automaticamente considerado carismático.

Também lembre-se que não estamos desmerecendo os outros fatores como a qualidade do seu produto/serviço, a tradição que você e/ou sua família já possuem no negócio, ou até o seu preço. Apenas estou enfatizando que possuir relacionamentos sólidos dentro e fora da empresa é um ativo que aumenta muito o seu lucro.

Os clientes que sustentam qualquer negócio são seres humanos como eu e você, que estão buscando soluções para seus problemas. O mesmo vale para aquela pessoa que lhe dá uma informação privilegiada na hora certa.

Todos gostam de diálogo, interatividade, proximidade e de serem agradados. Mantendo esse perfil, você será um empreendedor que consegue se relacionar bem com qualquer um.

Se você aplicar essas dicas, com certeza criará fortes vínculos com as pessoas chave que fazem o seu negócio ser rentável e estável e, manter um negócio assim é saudável para você, para sua família e para todas as pessoas que dependem dele.